Anuncie no blog
Guia de Profissionais
Guia de Decoração
29 abr 2016

Foi em uma viagem ao Peru, em 2010, que tudo começou. Naquela época tinha acabado de tomar conhecimento sobre o projeto Couch Surfing, que oferece hospedagem gratuita através de um site de relacionamentos para viajantes, mas volta e meia promove encontros para que turistas possam conhecer locais e ajudá-los com informações diferenciadas, sendo esse meu objetivo. Em um pequeno café, mas com muita cerveja que até hoje eu não entendi bem esse mix, conheci a Michelle. Uma americana descoladíssima que fazia um tour pela América do Sul e, assim como eu, estava de passagem por Lima. Bebemos, dançamos e ficamos em contato por anos. Até que depois de muitos convites, resolvi comprar uma passagem de última hora e aproveitar as férias dela em Nova Orleans, sua cidade natal, no estado da Louisiana.

IMG_3402

Passei dias sem acreditar que estava prestes a conhecer a famosa Nola, apelido carinhoso dos moradores e turistas mais íntimos. Um local que eu nunca imaginei visitar! Peguei um voo que saiu de Miami e com poucas horas estaria pousando na terra do Jazz. Lembro bem das belas paisagens que vi pouco antes do avião descer. Um belo pôr do sol tendo como destaque também o curso do Rio Mississipi.

Após o encontro com Michelle, seguimos para sua casa e logo pude perceber que assim como boa parte das cidades americanas, Nova Orleans é daquelas que você precisa de carro para tudo. Praticamente não existe transporte público com acesso a diversos pontos, apenas em pequenos trechos mais turísticos. Em algumas áreas ainda é bastante perceptível o efeito do furacão Katrina, mas nada que possa desanimar.

Deixamos as malas em casa e logo fomos rodar. Na verdade, seguimos para um bar, onde a anfitriã encontraria alguns amigos e eu teria meus primeiros contatos com a gastronomia de lá, incluindo degustação de várias cervejas artesanais deliciosas. Todos muito simpáticos (como já tinha ouvido!) e com vontade para que eu me sentisse em casa. Não hesitavam ofertas de passeios, happy hours e curiosidade em conhecer mais sobre o Brasil. Foi uma delícia o primeiro momento.

O dia seguinte foi destinado ao French Quarter, que é o coração da cidade. Pense em um dos lugares mais incríveis que eu já estive. A vibe é maravilhosa! Como era maio, início da primavera, havia muita coisa ao ar livre. Isso sem falar nas apresentações gratuitas de Jazz em cada esquina, nos bares e nos restaurantes. Um deleite aos ouvidos. Batemos pernas por horas, conferimos a belíssima Catedral St. Louis, que tem fontes e um jardim super cuidado que fazia o cenário perfeito para famílias curtirem um piquenique ou mesmo aproveitar os primeiros dias de sol da estação para andar de charrete.

IMG_3586

IMG_3632

IMG_3624

IMG_3504

Ali, bem pertinho, tem o lendário Café Du Monde, que é parada obrigatória para formiguinhas como eu. Vale lembrar que o local foi fundado em 1862 e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. A pedida principal fica por conta dos Beignets – que eu poderia associar a uma espécie francesa de Donut – fritas em óleo vegetal de semente de algodão geralmente servidas em formato quadrado e povilhados com açúcar de confeiteiro.

IMG_3637

Após a lambança, seguimos para a área do Mississipi River Front, onde as calçadas largas são convidativas para ótimas caminhadas. Sentar um dos bancos e observar a vida mansa que passa por ali é uma sugestão das boas também. O local conta com um grande barco com aqueles ares bem turísticos, incluindo explicações gerais para visitantes, refeições e música ditada em piano de pífano por horas, para todos da área. Como eu já estava com uma insider, dispensei o blá blá blá e segui para o French Market.IMG_3646

Assim que entrei, lembrei da feirinha da Benedito Calixto, em São Paulo, onde você encontra de um tudo interessante. Objetos de decoração, souvenirs e até barraquinhas com drinks, principalmente maravilhosos fronzen daiquiris. Algo que chamou bastante atenção foi a forte presença de vodus como lembrancinhas de Nova Orleans. Nola é bastante mística e eles não ganham os holofotes sozinhos. Existem centenas de lojas voltadas para esse segmento e dezenas de cartomantes com os mais diversos tipos de leituras propostas. Confesso que não encarei, mas fica a dica aos mais curiosos pelo futuro.

IMG_3502

Outro passeio bastante interessante que fiz lá e indico foi para conhecer o pavilhão onde são confeccionados os carros alegóricos do Carnaval, o famoso Mardi Gras. Uma visita guiada pelo Mardi Gras World explicando detalhes que são indispensáveis na representação da cultura local, as inspirações para compor os enredos e uma ala para vestir algumas fantasias encantam adultos e crianças de todas as partes do mundo.

IMG_3910 IMG_3892 IMG_3882

Por último, porém não menos importante, recomendo o Audubon Zoo – zoológico imenso com as mais variadas espécies da fauna e flora mundial; Algiers Point – incluindo a travessia de ferry para a parte mais antiga de Nova Orleans. Em tempo, nessa região tem o Outlet Collection Riverwalk, com muitas lojas famosas e preços especiais que valem cada visita.

IMG_3949

IMG_3613

Filipe Félix
Quem postou:

Filipe Félix

Comentários

Comente no blog!